Monday, January 11, 2010

# 80

acho que, finalmente, encontrei algo em que me centrar em 2010. como 2009 foi o ano em que eu faria coisas por mim, pelo meu bem-estar (e posso dizer que não falhei totalmente no meu plano), decidi que 2010 também deveria ter uma intenção, por assim dizer. só hoje é que consegui perceber o que queria deste ano. em 2010 quero estabilidade e estrutura, quero sentir alguma organização na minha vida e em mim. quero estabelecer planos que se adaptem ao que me faz sentir bem. algures em novembro comecei uma rotina matinal que me ajudou imenso - foi ver as minhas enxaquecas quase-quase crónicas chegarem ao fim. no entanto, essa rotina foi sendo interrompida algumas vezes e nos dias que correm já pouco sobra dela. por isso, vou tentar estabelecer metas diárias, semanais e mensais para 2010. metas com alguma flexibilidade, claro está, porque se eu digo que preciso de estabilidade não há-de ser por ser uma pessoa essencialmente estável, logo talvez leve tempo a ajustar-me a estas coisas da vida "nova".
então, comecemos pelas metas diárias. gostava de introduzir alguns minutos de meditação diários. nada de muito elaborado e por respeito ao frio que aí anda, até pode ser uma coisinha rápida pré-levantar-me da cama. mas gostava de passar alguns minutos por dia a contemplar o que gostaria de fazer do meu dia, ou a contemplar o que fiz no meu dia. e não exijo mais de mim. também gostava de não perder totalmente todos os passos da minha rotina matinal, por isso, mesmo que não a cumpra à risca, vou ao menos, respeitar alguns passos.
semanalmente, gostaria de praticar yoga, pelo menos menos, três vezes. tenho andado também muito desleixada neste aspecto. em dezembro, só fui uma vez a uma aula e este mês ainda não fui a nenhuma. mas isso terá de acabar, já estou fartinha de sentir tensões acumuladas no meu corpo, só porque sou demasiado preguiçosa para sair de casa. ainda, semanalmente, era muito bom retomar um velho hábito que, não sei porquê, fui perdendo: o chá. vou tentar beber, pelo menos, umas quatro canecas de chá, por semana.
mensalmente: ler dois livros. não é muito, também não é pouco. penso que é na medida certa. se houver um mês mais complicado, posso sempre refugiar-me nos livros mais pequenitos. também gostava de despender dois dias por mês a organizar o meu quarto, que está sempre muito desarrumadito. por isso, para criar uma certa estrutura, acho que ter as coisinhas no lugar iria ajudar.

ao longo do ano, quero ainda prestar atenção a certas coisas. são elas: a minha alimentação (para continuar as modificações que introduzi nos últimos meses do ano passado e melhorar), as pessoas que me rodeiam (de quem me tenho conscientemente afastado nos últimos tempos) e os meus sentimentos. vou elaborar um bocadinho em relação a este último ponto. embora, seja, normalmente, atenta ao que sinto, nem sempre expresso clara ou atempadamente o que sinto e quando às vezes o faço, pode não ser às pessoas certas. por isso, este ano, quero corrigir algumas imperfeições nesses aspecto e tentar não acumular tantos sentimentos ou emoções negativas dentro de mim.

posto isto, é esperar que 2010 seja melhor do que 2009.


3 comments:

joana said...

good things ahead :)

Ana Oliveira said...

I wish I had your sense of place.

Seems like a good plan.

MalucaResponsavel said...

o meu 2010 não começou de todo mt bem... a ver vamos...